terça-feira, 3 de abril de 2012

Comentário ao depoimento de Ivo Barroso (Davi Pessoa)



Caro Ivo Barroso,

que maravilha poder ler seu texto sobre estes três grandes personagens. Antes de cursar Letras na UFC, pois ainda não tinha chegado meu momento de prestar o vestibular, um amigo me disse: “você precisa vir comigo hoje à Universidade, terá uma conferência de um professor, que é um grande escritor, e particularmente um grande contista”. Ele estava se referindo a Moreira Campos. Fui ver a sua palestra e fiquei encantado com a fala daquele homem extremamente gentil e inteligente. No final da conferência, vi que meu amigo estava com uma edição de “Dizem que os cães vêem as coisas”, tomei-a emprestado do meu colega e fui pedir uma dedicatória para Moreira em nossos nomes. Ele escreveu as seguintes palavras: Meus caros amigos, isto aqui não é nada, leiam Kafka! Com o carinho do Moreira Campos”. Lembro-me ainda da emoção que sentimos. Seus textos são riquíssimos, pena que ainda muito pouco lido no nosso país.

Sobre Meyer-Clason, nunca me esqueço as palavras de Rosa ao seu tradutor, quando Clason demonstrava sentir muita angústia por ter que traduzir o universo de Rosa. Este apenas lhe diz: “Meu caro amigo, além de traduzir palavra por palavra, sintaxe por sintaxe etc., o importante é traduzir PENSAMENTO POR PENSAMENTO”, e Rosa o escreve assim mesmo em caixa alta. A correspondência entre os dois foi, de fato, uma experiência muito bonita.

Compartilho com V. o meu blog, com traduções de escritores e ensaístas italianos: http://traduzirfantasmas.wordpress.com/

Muito obrigado por me fazer lembrar de nosso querido Moreira Campos, e obviamente de Meyer-Clason e Paulo Rónai, un caro saluto,

Davi Pessoa.
/////

2 comentários:

  1. Oi eu sou Scott Lee, analista, consultor, palestrante, estrategista e escritor sobre temas relacionados com tecnologia de conteúdo digital.
    Post interessante!
    pumps

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu nome é Daniel Berman e eu sou um criador de séries de TV, produtor / diretor, DP, fotógrafo, editor e fundador dos Prémios móvel de fotos.
    Gostar de ler o seu post! Continue fazendo o bem!
    runescape cheap gold

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...